Reformar a casa é o sonho de muita gente! Mas para que esse plano seja bem feito é preciso tomar alguns cuidados, o primeiro deles é em relação aos materiais de construção. Afinal, comprar um produto sem critério algum pode comprometer a residência e causar maiores gastos futuros.
Confira dicas para esse momento:
Marca: Prefira marcas que você já conheça ou que alguém de confiança tenha recomendado. Não compre completamente às cegas, pois a qualidade pode não ser tão boa. Se a compra for feita pela internet, filtre as opções por “mais vendidos” e tenha acesso aos produtos mais reconhecidos.
Fora de linha: Eventualmente, as lojas lançam promoções de produtos fora de linha. O preço até pode ser atrativo em um primeiro momento. Mas é importante considerar se determinado produto não tem chances de precisar ser reposto no futuro. Os azulejos, por exemplo, costumam ser fabricados por coleções, e quando acabam não há mais como adquirir um modelo igual.
Dispositivos elétricos: Itens como fusíveis, cabos e disjuntores precisam ter a tensão a que se destinam e o nome do fabricante. Também cabe notar que as partes que conduzem energia devem ser de cobre e não de material ferroso.
Areia e cimento: A areia e o cimento endurecem muito facilmente. Por isso, o ideal é não comprar esses produtos com tanta antecedência e não optar pelos materiais úmidos.
Tintas: Se possível, consulte um especialista para saber o quanto irá precisar de tinta. Ao fazer a compra, observe o prazo de validade e o tipo mais adequado para o local que será pintado. A tinta acrílica, por exemplo, é perfeita para áreas úmidas, como banheiro e cozinha. Para evitar dúvidas futuras, anote o código da cor e do tom da tinta escolhida