Fossa Séptica: Uma importante ferramenta para o desenvolvimento de zonas rurais.

 In Uncategorized

O Brasil reúne 12% de toda água doce do planeta, porém mesmo assim, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água de boa qualidade. Além disso, cerca de 75% das internações hospitalares no país estão relacionadas à falta de saneamento básico. As comunidades rurais vêm recebendo cada vez mais atenção e investimento do setor público, mas ainda há muito o que melhorar e boa parte disso está relacionada à boa vontade e conscientização da própria população. Por isso, é muito importante compreender um pouco do processo de tratamento de esgoto com fossas sépticas. Trata-se de uma tecnologia antiga, que é mais utilizada nas zonas rurais, mas que tem melhorado a qualidade de vida nos municípios do interior e mudado a relação da agricultura com o meio ambiente.

A Fossa Séptica nada mais é do que um sistema de tratamento de esgoto sanitário, que atua química e fisicamente, purificando a água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente. Entendendo melhor como funciona o processo, os dejetos são depositados em um tanque após saírem dos domicílios. Esses tanques ficam localizados, geralmente, há 30 metros de distância das residências e têm capacidade para, pelo menos, 1.250 litros. Nos tanques, ocorre o processo de decantação onde a parte sólida é separada da parte líquida. Conforme a fossa vai enchendo, o liquido acaba sendo obrigado a passar por uma espécie de filtro formado por pedras e cascalhos. Saindo desse filtro, o liquido é depositado em outro tanque chamado de semidouro, e dali, é devolvido ao meio ambiente. Alguns tipos de fossa séptica incluem mecanismos para adição de reagentes que tornam a água potável.

Uma solução desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresenta fossas sépticas com tecnologia biodigestora que estão modificando a qualidade de vida de milhares de famílias que vivem em área rural. Além de prevenirem contra doenças, as fossas protegem o lençol freático e produzem adubo orgânico de qualidade. Por contar com vários microrganismos infeciosos, medidas de segurança devem ser tomadas antes da construção ou instalação de qualquer fossa séptica. A má instalação ou construção pode ocasionar graves contaminações na água de consumo da região.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt